Um alentejano queria livrar-se de um gato. Levou-o até a uma esquina distante e voltou para a casa. Quando chegou à casa, o gato já lá estava.
Levou-o novamente, agora para mais longe. No regresso, encontrou o gato novamente em casa.
Fez isso mais umas três vezes e o gato voltava sempre para casa.
Furioso, pensou: "Vou lixar este gato!"
Pôs-lhe uma venda nos olhos, amarrou-o, meteu-o num saco opaco e colocou-o na mala do carro. Subiu à serra mais distante, entrou e saiu de diversas estradinhas. Deu mil voltas... e acabou por soltar o gato no meio do mato.
Passadas umas horas, o alentejano liga para casa pelo telemóvel...
- Tá, Maria, o gato já chegou?
- Sim...
- Ainda bem, deixa-me falar com ele porque eu estou perdido...

-----------------------------------------------------------------------------

Três amigos alentejanos a esgrimirem as suas qualidades:
- Eu sou tão preguiçoso que no outro dia vi uns maços de notas no chão, e
não os apanhei para não ter que me agachar.
Prossegue um outro:

- Isso não é nada. A minha vizinha super sexy tocou-me à porta, a
convidar-me para ir passar a noite à casa dela, e eu recusei para não ter
que atravessar o corredor.
E o terceiro:

- Pois o meu caso foi pior. No domingo fui ao cinema e passei o filme todo a
chorar.
- Só isso?! - Comentaram os outros.
- É que ao sentar-me, entalei os tomates e não estive para me levantar...

-----------------------------------------------------------------------------

Uma pesquisadora do IFADAP bate a uma porta num montezinho perdido no
interior do Alentejo e pergunta ao agricultor:
- Esta terra dá trigo?
- Nassenhora - Responde o alentejano.
- Dá batata?
- Tamém não!
- Dá feijão?
- Nunca deu umm!
- Arroz?
- De manera nenhuma!
- Milho?
- Tá a gozar comigo?!
- Quer dizer que por aqui não adianta plantar nada?
- Ah! Se plantar já é diferente...

-----------------------------------------------------------------------------

Três amigas alentejanas estavam na conversa, quando uma delas comenta com
a outra sobre as suas relações sexuais com o marido:
- Nunca te aconteceu, quando fazes amor com o Carlos, tocares nos tomates
dele e estarem frios?
A outra responde:
- Sim, sempre que nós fazemos amor eu percebo que estão frios.
- E tu, quando o fazes com o Rafael?
- Sim, estão sempre frios! - Responde a outra.
Nisto, diz a loira alentejana:
- Bom, nunca parei para reparar nesse detalhe mas, esta noite, quando
estiver com o Manuel, vou tocá-los para ver.
- Tá bom, então amanhã contas como é! - Dizem as outras.
No dia seguinte, a loira alentejana aparece toda cheia de hematomas, os
olhos roxos e sem alguns dentes.
As amigas ficam surpreendidas, perguntam o que foi que aconteceu e a
loira alentejana responde muito nervosa:
- Isto é tudo culpa vossa!
- Mas porquê ? perguntaram as outras.
- Porque quando toquei nos tomates do Maneli disse: "Ai Maneli, porque é que
tu nã tens os tomates frios como os do Carlos e os do Rafaeli?"...